Dicas para fotografar eclipses
- Nuno Santos
- 31 de mar.
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de abr.

Fotografias ao eclipse - "Aproximadas"
Equipamento :
Uma teleobjetiva, lente com grande distância focal (preferencialmente acima de 400mm), de maneira a não ter de fazer muito crop perdendo qualidade de imagem e detalhe. No caso de ter câmeras com sensor APS-C neste caso pode ajudar uma vez que por exemplo, uma lente de 400mm numa câmera com sensor APS-C torna-se uma lente de 620mm.
Um tripé firme que consiga aguentar com a câmera e teleobjetiva sem problemas
Filtros solares, de maneira a escurecer o sol e principalmente proteger o sensor da câmera fotográfica (filtros ND escurecem o sol, mas não protegem o sensor)
Opcional - Star Tracker(uma vez que a terra gira o sol rapidamente sai do lugar, com um star tracker a câmera segue automaticamente o sol poupando o trabalho de estar constantemente a ajustar a câmera); Óculos solares(para poder observar o eclipse diretamente enquanto fotografa)
Preparação :
Preparar o tripé, colocando o mais alto possível (caso esteja vento e o tripé tiver suporte para pesos colocar peso de maneira ao tripé não abanar tanto)
Em caso de utilizar o Star Tracker colocar no tripé e fazer o alinhamento com a estrela polar (este paço no caso de fotografia ao sol é complicado uma vez que não é possível ver a estrela polar, no entanto é possível utilizar aplicativos de telemóvel que ajudam neste alinhamento, um aplicativo é o "Polar Scope Align", outro método mais complicado é ir ao local na noite anterior fazer o alinhamento e arranjar maneira de conseguir fixar a posição o tripé e inclinação. Após colocar o star tracker não se pode mais mexer no tripé;
Colocar a câmera no tripé (ou star tracker caso seja usado) e colocar o filtro solar;
Procurar o sol, colocar na distância focal maior e focar - Cuidado - caso a câmera seja SLR nunca olhar através do "viewfinder", utilizar em vez disso o "live view", outra opcão é também conectar a câmera ao telemóvel e observar a partir daí. O foco deve ser feito de maneira manual, uma vez que o foco automático nunca vai fixar plenamente no sol;
Definições da câmera :
- Em caso de ser uma câmera Mirrorless colocar no modo "eletronic shutter", de maneira a reduzir o movimento da câmera na altura da obturação;
- Colocar ISO 100, e abertura preferencialmente f/8, no entanto entre f/8 a f/16 também produz bons resultados. Fechar mais a abertura seria necessário caso não fossem utilizados filtros, no entanto, uma vez que se usam não é necessário fechar tanto a abertura, até porque utilizar uma abertura mais fechada levaria a que imagem final perdesse detalhe, devido à difração da luz;
- Ajustar a exposição correta para o sol através da velocidade de obturação, observando o histograma;
- Caso não use disparador externo ou telemóvel para fotografar colocar temporizador de 10s, no entanto é extremamente recomendado utilizar disparador externo ou telemóvel, uma vez que ter de esperar 10s pode impedir boas fotografias na altura da totalidade.
Fotografar
Esta parte vai depender do tipo de eclipse, parcial, anular ou total.
Começando por falar dos eclipses parciais e anulares, uma vez que se fotografam da maneira semelhante. Após a preparação é apenas preciso esperar que o eclipse comece para se fotografar. Durante a realização das fotografias nestes tipos de eclipse não é preciso fazer muitos ajustes, talvez apenas no eclipse anular, em termos de velocidade de obturação, de maneira a poder ver por exemplo a lua quando o eclipse chega à "totalidade". Pode não ser necessário tirar o filtro solar quando chega à totalidade.
Já nos eclipses totais a principal diferença para os anteriores é que a luz diminui significativamente quando chega à totalidade sendo necessário tirar o filtro solar.
Fotografias ao eclipse - "Angulares"
A única diferença neste tipo de fotografia é ter que ser mais planeada por envolver o local onde se vão realizar as fotografias, pensando mais no enquadramento. A nível de equipamento são os mesmos, no entanto não é necessário utilizar "star tracker" e a lente utilizada é angular.
Informação bastante útil para quem se quer iniciar na Astrofotografia, como eu. Vai dar muito jeito!!!
Obrigado!😀