Taxonomia
Domínio : Eukaryota
Reino : Animalia
Filo : Chordata
Classe : Mammalia
Ordem : Artiodactyla
Família : Cervidae
Género : Cervus
Espécie : Cervus elaphus hispanicus
Estado de Conservação da Espécie em Portugal e no Mundo
Portugal

Mundo

Características e
Hábitos
Em termos de dimensões, o macho tem um comprimento entre 1,5 e 2 m e a fêmea 1 m. Já relativamente ao peso, o macho pesa entre 160 e 240 kg e a fêmea entre 120 e 170 kg. Pode ser confundindo com Gamos e Corços, mas este para além de ser bastante maior possui também hastes maiores, ramificadas e pontiagudas, e não folhadas como a dos Gamos. E pequenas como os Corços.
Alimenta-se ervas, folhas, frutos, cogumelos e no outono bolotas. Reproduz por volta de setembro e novembro, após a competição entre os machos. Após 240 a 262 dias, entre os meses de maio e junho, nascem as crias, geralmente uma por fêmea. Na fase inicial as crias são deixadas escondidas enquanto a mãe se alimenta. Esta volta periodicamente para amamentar as cria. O período de amamentação dura vários meses. Com o crescimento das crias, a mãe ensina a procurar alimentos e a reconhecer sinais de perigo. Aos 6 a 8 meses ocorre o desmame, passando a se alimentar de alimentos sólidos. Ao fim de 1 a 1 ano e meio torna-se independente.
Habitat e Distribuição
É um mamífero residente (encontrando-se em Portugal ao longo de todo o ano) no entanto em locais muito concretos. É possível observar em diversas zonas florestais e em áreas abertas com ribeiras. Prefere carvalhais, bosques mistos e matagais mediterrâneos. Os locais do país onde há mais observações são o parque Nacional Peneda-Gerês, os parques naturais de Montesinho, Tejo Internacional e Vale do Guadiana, mas também as serras de Monchique e Lousã, e a tapada de Mafra.
Todas as Fotografias Realizadas





